"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Ghandi

A idéia deste blog surgiu a partir do contato com a realidade comum de diversos públicos: empresas, universidades, comunidades, etc. Depois de muito ouvir conceitos equivocados sobre o tema sustentabilidade, resolvi fazer a minha parte!

Bem-vindo! Fique à vontade para questionar, contribuir, transformar!

domingo, 31 de julho de 2011

Teoria U

Olá! Hoje iniciaremos como uma citação de Peter Senge:
“O planejamento estratégico para a sustentabilidade requer engajar-se em profunda mudança, uma mudança interna em valores, aspirações e comportamentos guiados por modelos mentais, bem como uma mudança externa nos processos, estratégias e práticas.”
Mas, como fazer esta mudança profunda? Hum, vamos ver como a Teoria U pode ajudar...
A Teoria U foi desenvolvida por Otto Scharmer. Sua essência é "aprender com o futuro à medida que ele emerge", que Scharmer chamou de "Presencing" (combinação das palavras presence e sensing).
Scharmer também diz que presencing é "visão de nossa fonte mais profunda". Isto é sentir e operar da mais alta potencialidade futura de alguém. É o estado que podemos experimentar quando abrimos não somente nossas mentes, mas nossos corações e nossas vontades - nosso ímpeto para agir, a fim de lidar com o que está emergindo ao nosso redor como novas realidades.
Assim:
Mente aberta: Capacidade de suspender o julgamento e o questionamento; ver algo com novos olhos; acessar nossas fontes de inteligência intelectual.
Coração aberto: A capacidade de redirecionar a atenção e utilizar o coração como um órgão de percepção ("ver com o coração"); deslocar o lugar do qual a sua percepção acontece para outro, para o campo/todo; acessar as fontes de inteligência emocional. Nas palavras do biólogo Humberto Maturana, “O amor é a única emoção que aumenta a nossa inteligência”.
Vontade aberta: Capacidade de deixar ir, de se desapegar das suas velhas identidades e intenções e se sintonizar com o futuro que está buscando emergir por meio de mim ou de nós; deixar ir nosso velho eu e deixar vir nosso verdadeiro eu emergente; acessar as nossas fontes de inteligência espiritual.
Segue figura com os movimentos da Teoria U:
Na próxima postagem veremos mais sobre estes movimentos.
Veja abaixo um interessante vídeo com Otto Scharmer :


Para saber mais sobre a teoria U:  www.presencing.com

2 comentários:

  1. Ana parabens pelo artigo, muito interessante!
    Eu acabo de criar meu blog sobre sustentabilidade tambem, se quiser conferir ai vai o link: http://conceitosust.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Sou estudante Gestão ambiental e Gostei muito do post Capital Natural.
    Vou te sseguir. bjs

    ResponderExcluir