"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Ghandi

A idéia deste blog surgiu a partir do contato com a realidade comum de diversos públicos: empresas, universidades, comunidades, etc. Depois de muito ouvir conceitos equivocados sobre o tema sustentabilidade, resolvi fazer a minha parte!

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sábado, 14 de maio de 2011

Educação do Homem Integral – Parte 2

Olá! Uau, faz bastante tempo que não escrevo aqui (a vida, o tempo, e os caminhos...), mas fico bastante feliz em ter voltado!

Hoje vou continuar o tema sobre educação do homem integral!

Segundo Huberto Rohden no seu livro “Educação do Homem Integral”, o homem integral pode ser representado por três círculos parcialmente sobrepostos e parcialmente independentes, deixando no centro uma área comum a todos os círculos:
De acordo com a física, a luz incolor é a síntese de todas as cores. Quando a luz incolor passa por um prisma triangular, ela se desdobra nas sete cores do arco-íris.


Tomando por símbolo da alma a luz incolor do centro, compreendemos que todos os círculos podem ser afetados por esta luz. Assim, a verdadeira educação do homem integral só pode partir do centro do seu Eu, porque só esta luz incolor atinge o corpo, a mente e as emoções.


Por aí se compreende que a verdadeira educação do homem integral só pode ser auto-educação, partindo do centro da natureza humana, e não uma alo-educação, partindo de algum dos círculos periféricos.


Agora você pode estar se perguntando: então qual é a função do professor? E eu respondo: adivinhe? Mostrar o caminho por onde o aluno possa se auto-educar (lembrando que educação é diferente de instrução, veja mais na postagem anterior).


Ou como escreveu Herman Hesse (Nobel de literatura):
“Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo,
Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens além daquele que
há em sua própria alma.
Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a
chave.
Eu o ajudarei a tornar visível seu próprio mundo, e isso é tudo”.


Ainda conforme Rohden, o escopo supremo da educação é tornar o homem feliz, realmente feliz. A verdadeira educação mostra ao homem o caminho para ser feliz, seja no gozo, seja no sofrimento. Esta felicidade não é um “prêmio” dado ao homem bom; a felicidade é ele mesmo, quando sua consciência está em harmonia com a alma do Universo!

5 comentários:

  1. Que bom que voltou a escrever Ana. Já tava com saudades... Bj, André

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  2. Olá André,
    Obrigada pelo comentário!
    Fiquei feliz em ter voltado a escrever!
    Bjs, Ana

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  3. Olá Ana, procurando uma imagem para o meu blog acabei encontrando o seu blog e saiba que foi uma alegria tê-la encontrado com idéias que muito se afinizam com o que tenho pensado. Sou uma psicóloga que procura refletir a psicologia numa perspectiva ampla, mostrando que a subjetividade e o mundo são coisas que se misturam. Todos nós e todas as coisas viventes nos habitam onde interferimos e somos objeto do que nos rodeia. Enfim, gostei muito de saber que tem uma pessoa com uma proposta que eu acredito.
    Vou olhar mais com calma seu Blog.
    Um abraço
    Regina

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  4. Regina, obrigada pela mensagem, também fiquei bem feliz em saber que temos pensamentos parecidos!
    Sucesso na sua caminhada!
    Grande abraço,
    Ana

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  5. Belo destaque das palavras do genial Huberto Rohden. Adimiravél eu sua obra escrita e traçada a passos calmos. Beijo do poeta!

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